25º CELMU é realizado em São Paulo/SP

De 5 a 15 de janeiro aconteceu na capital de São Paulo o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-musical (CELMU), promovido por várias entidades que dialogam na dimensão ecumênica e com o apoio do Setor de Música Litúrgica da CNBB.
O curso é realizado em três etapas que duram 10 dias cada, sempre no mês de janeiro, com entrega de certificados. Há também a possibilidade da realização de uma 4ª etapa para aqueles que já o concluíram e desejam aprofundamento e reciclagem. A edição comemorativa de 25 anos neste ano contou com mais de 100 participantes de várias regiões do país, e aconteceu no Colégio Cristo Rei, na Vila Mariana. 
O CELMU quer dar oportunidade à criação de momentos e espaços favoráveis para o conhecimento e o fazer litúrgico-musical. É oferecido a pessoas que se dispõem a serem, de alguma forma, multiplicadores e animadores da formação litúrgico-musical nas bases. Ele quer fomentar a formação para a música litúrgica, auxiliando as comunidades do Brasil, a fim de que possam expressar cantando uma música que ajude a vivenciar o Mistério Pascal, força propulsora da própria música litúrgica, presente e celebrado nos diversos momentos do Ano Litúrgico nas diversas comunidades e congregações cristãs que se unem em suas assembleias no Dia do Senhor.
Com um corpo docente qualificado que atua nas diversas áreas da música em suas comunidades cristãs e na academia, o curso tem como teor e proposta o cuidado de um modo permanente da formação litúrgico-musical, a fim de garantir um cantar litúrgico autenticamente eclesial, belo, vibrante e significativo da riqueza insondável do Cristo e de seu mistério pascal, cantado como objeto da fé de inúmeras comunidades cristãs.
Várias matérias fazem parte da grade do curso, como Canto Coral, Canto Gregoriano, Educação Musical (Musicalização),  Harmonia e Contraponto, História da Música na Liturgia Cristã, Iniciação Musical (Metodologia para o ensino), Liturgia, Percepção Musical, Prática Instrumental, Prosódia, Regência, Cultura Popular, Técnica Vocal e Teoria Musical.
Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços eletrônicos: www.celmu.com.br e secretaria@celmu.com.br, com Maristela, ou ainda através do Setor de Música da CNBB: musica@cnbb.org.br.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia